Na manhã desta segunda-feira (05/05), iniciaram-se as reuniões entre especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA) e representantes da Missão de Cooperação Técnica da Comissão Permanente para as Águas da Bacia do Rio Okavango (Okacom) – que está elaborando o Projeto de Proteção Ambiental e Gestão Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Okavango (GEF Okavango). Os governos de Angola, Botswana e Namíbia, além do Global Environmental Facility (GEF), participam do projeto.
Os africanos estão no Brasil para saber como o Projeto GEF Pantanal / Alto Paraguai foi implementado, pois consideram que a bacia do rio Paraguai se assemelha à do rio Okavango, também chamado de “Cubango”, pois também passa por três países e contém uma grande área alagada.
Durante a abertura das reuniões, o diretor-presidente da ANA, José Machado, destacou que a maturidade da Agência em vários trabalhos, entre eles o GEF Pantanal / Alto Paraguai, pode contribuir para a missão africana. “Também queremos compreender a arquitetura técnica e legal que vossos países estão construindo”, acrescenta Machado.
Na abertura dos trabalhos, o angolano Chaminda Rajapakse fez uma apresentação sobre “Proteção Ambiental e Gestão Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Okavango (PAGSO)”.
Até 06/05 a Missão estará em Brasília. De 07 a 09/05, os africanos participarão de reuniões e eventos em Campo Grande e Corumbá (MS) para conhecer o rio Paraguai in loco.
(Ascom ANA, 05/05/2008)