Secretário-geral diz que País está disposto a conversar sobre usina hidrelétrica, mas sem alterar o contrato
O secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, disse nesta segunda-feira, 5, que o Brasil está disposto a conversar sobre a usina hidrelétrica de Itaipu com o Paraguai, seu sócio na empresa, "sem tocar no Tratado" sobre o assunto. Guimarães destacou a importância da construção de uma linha de transmissão entre Itaipu e a capital paraguaia, Assunção, que permitiria àquele país utilizar mais da energia produzida pela usina.
Atualmente, o Brasil usa 95% da energia produzida pela hidrelétrica binacional e o reajuste do preço da energia vendido por Itaipu ao Brasil foi bandeira da campanha do presidente eleito no Paraguai, Fernando Lugo.
Guimarães deu as declarações em curso para diplomatas de todos os países da América do Sul, promovido pela Fundação Alexandre Gusmão, vinculada ao Itamaraty. Durante a apresentação, ele enfatizou a necessidade de integração da América do Sul e, para isso, do reconhecimento de assimetrias entre países, como tamanho de território, população e economia.
(Adriana Chiarini, Agência Estado, 05/05/2008)