Os moradores das ruas Mata Bacelar, Xavier Ferreira e Cândido Silveira, no bairro Auxiliadora, na Zona Norte de Porto Alegre, têm um objetivo em comum: a transformação da passagem entre as ruas Mata Bacelar e Coronel Bordini em área de lazer.
A Associação de Moradores da Auxiliadora (AMA) defende a construção de uma praça no local. Além disso, quer que a área seja utilizada para a circulação de pedestres e cadeirantes. No entanto, a comunidade tem um adversário dentro do próprio bairro: os comerciantes que são a favor da circulação de veículos no trecho, que hoje se encontra completamente abandonado.
O presidente da AMA, João Volino Corrêa, disse que o bairro é o único da Capital que não tem uma praça. "O local mais próximo de diversão para os moradores é o parque Moinhos de Vento", destaca. Segundo ele, os comerciantes são favoráveis à circulação de carros porque atuam somente no horário comercial. "Nós vivemos 24 horas na região e queremos manter a nossa qualidade de vida", comenta. Em 2007, a comunidade das ruas Mata Bacelar e Xavier Ferreira começaram o movimento Passagem de pedestres: SIM! Rua para carros: NÃO!
De acordo com o presidente da AMA, o município não teria custos com a nova área. "Temos empresas interessadas em apoiar o projeto", acrescenta. A proposta da entidade é de que o local tenha grama, bancos e brinquedos, além de um passeio público para pedestres e cadeirantes. Nesta semana, a direção da AMA pretende protocolar na prefeitura um pedido de audiência com o prefeito José Fogaça para discutir as propostas para a área.
Segundo Corrêa, no ano passado, durante as obras do Conduto Álvaro Chaves, ficou a promessa do governo municipal de doação da passagem entre as ruas Mata Bacelar e Coronel Bordini à comunidade. A Associação de Moradores já recolheu 400 assinaturas em favor da adoção da área.
O supervisor de Praças, Parques e Jardins da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Luiz Alberto Carvalho Júnior, disse que no Plano Diretor de Porto Alegre a passagem consta como rua. No entanto, ele destaca que a comunidade tomou a decisão correta ao procurar o prefeito José Fogaça. "A Smam sempre apoiará a criação de áreas verdes e de lazer que promovam a qualidade vida", comenta. A Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) possui um projeto que prevê o trânsito de veículos entre as ruas Mata Bacelar e Coronel Bordini. A proposta tem o objetivo de desafogar o trânsito na rua 24 de outubro que enfrenta congestionamentos diários.
(Por Cláudio Isaías, JC-RS, 05/05/2008)