A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (AL-MG) aprovou, na reunião de quarta-feira (30/04), um requerimento para a realização de uma audiência pública para debater a atividade minerária na Serra da Moeda. O autor do requerimento é o deputado Délio Malheiros (PV).
A Serra da Moeda tem 70 quilômetros de extensão e fica na Cordilheira do Espinhaço, ao longo das cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto. Considerada um patrimônio histórico e natural, a região vem sofrendo com a intensa atividade mineradora, o que vem deixando os moradores da região preocupados. De acordo com o deputado Délio Malheiros, é fundamental discutir a questão neste momento para que maiores danos ambientais sejam evitados.
Serão convidados para a audiência o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; a coordenadora de Apoio às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Shirley Fenzi Bertão; o assessor de comunicação da Ferrous Resources do Brasil Ltda., Adriano Bernardes Souza; e o presidente da SOS Serra da Moeda, Euler Darlan Neves.
Presenças - Deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente; Inácio Franco (PV) e Wander Borges (PSB).
(AL-MG, 02/05/2008)