A Prefeitura de São Paulo lançou, neste domingo, o primeiro Termo de Cooperação para manutenção da cidade de São Paulo. O projeto prevê o plantio de 169 árvores das espécies pau-brasil e ipê roxo ao longo de 2 km da avenida 9 de Julho nos próximos dois meses e foi feito em parceria com a empresa Diageo, fabricante de bebidas alcoólicas.
As árvores plantadas terão 4,5 metros de altura e a média de seis anos de idade. A proposta de não plantar mudas é para garantir que as árvores resistam à fumaça emitida pelos carros.
"Nós iniciamos os Termos de Cooperação para manutenção da cidade de São Paulo. Vamos dar a oportunidade às empresas de participarem da manutenção da cidade e terem visibilidade com algum tipo de publicidade", disse o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que plantou a primeira árvore, um pau-brasil. Segundo ele, a Diageo abriu mão de colocar publicidade nas plantas deste projeto.
Segundo Kassab, outros Termos de Cooperação estão sendo estudados, também para regiões da cidade mais carentes de verde. "Os Termos de Cooperação vão dar uma velocidade maior na manutenção da cidade, no cuidado com a beleza da cidade", disse.
Segundo ele, as empresas que participarem desse tipo de ação poderão fazer algum tipo de publicidade, que tinha sido proibida após a implantação do projeto Cidade Limpa. "Serão pequenas placas de publicidade ao longo da área que estará envolvida a cooperação e com isso teremos condição de com os parceiros melhorar os cuidados com a cidade", disse.
(Mariana Sant'Anna, Folha Online, 04/05/2008)