Dez artesãs de Carazinho, ligadas ao Grupo Artesania, uniram arte e ecologia em uma feira montada no quiosque da praça Albino Hillebrand, no centro da cidade. A mostra de artesanato, que será encerrada amanhã, reúne trabalho feitos com diferentes técnicas e materiais. Os visitantes poderão adquirir peças exclusivas e diferenciadas que vão de enfeites de porta, guirlandas, canecas em cerâmica, quadros a presentes especiais para o Dia das Mães.
Aos visitantes, o grupo oferece mudas de árvores nativas para incentivar a preservação ambiental. Uma das expositoras, Neiva Quadros, explica que o objetivo é demostrar uma relação de geração de vida entre as mães e as árvores. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMD), as mil mudaspara distribuição durante os três dias da exposição foram produzidas no viveiro municipal de Carazinho. Além da SMD, apóiam a iniciativa o Sebrae, a Acic, a empresa TW Transportes e o Sindicato Rural de Carazinho.
O Grupo Artesania foi formado em março do ano passado para facilitar a divulgação e comercialização dos trabalhos confeccionados pelas artesãs. A produção das peças é feita em casa ou em ateliês e as artistas utilizam diversos materiais nas composições, como madeira, cerâmica, telas, ferro, sabonete, tecelagem, velas e vidro.
(Correio de Povo, 03/05/2008)