Equipe da Sosur recolheu cerca de 20 lâmpadas abandonadas em um terreno de Lajeado, na terça
Produtos não podem ser jogados na natureza, como o que ocorreu esta semana
Lajeado - Preocupada com a preservação ambiental, a prefeitura orienta a população sobre a correta destinação ao fazer o descarte de pilhas, lâmpadas fluorescentes, baterias de telefones e outros artigos que contêm metais pesados. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a população deve encaminhar esse tipo de material com prazo vencido para as lojas onde foi adquirido.
Essa orientação foi reforçada para que não se repitam cenas como a flagrada na terça-feira (29) pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), a qual precisou recolher diversas lâmpada desse tipo, abandonadas de forma irregular num terreno baldio do Centro. As cerca de 20 unidades foram retiradas do local e deverão ser despachadas para uma cooperativa de Caxias do Sul, que envia o produto para reciclagem, como forma de prevenir que o mercúrio contido contamine o solo e as águas do município.
A legislação estadual veda o descarte de pilhas que contenham mercúrio metálico, lâmpadas fluorescentes, baterias de telefone celular e demais artefatos com metais pesados em lixo doméstico ou comercial. Eles devem ser separados e acondicionados em recipientes adequados para destinação específica, sendo proibida a disposição em depósitos públicos de resíduos sólidos e incineração. A lei determina que os produtos devem ser mantidos intactos como forma de evitar o vazamento de substâncias tóxicas, até a sua desativação ou reciclagem. A norma responsabiliza fabricantes e respectivos representantes comerciais estabelecidos no Estado pela adoção de mecanismos adequados de destinação e gestão ambiental de seus produtos descartados pelos consumidores.
(Por Nicole Morás, O Informativo do Vale, 02/05/2008)