Contaminação foi confirmada pela Semmam, mas vistoria não determinou detalhes
Moradores de São Leopoldo que passaram no início da noite de quinta (01) pela ponte Henrique Luiz Roessler, ao lado do Ginásio Municipal Celso Morbach, avistaram uma grande mancha no Rio dos Sinos, de um produto que aparentava ser algum tipo de combustível. Na quinta à noite, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) efetuaram uma vistoria no rio e confirmaram a contaminação.
De acordo com o diretor de Fiscalização Ambiental da Semmam, Diego Oliveira Martins, a mancha, provavelmente, foi causada por algum tipo de óleo. No final da tarde de ontem (01), o odor do produto podia ser sentido de ambas as pontes que cruzam o Rio dos Sinos no Centro. Apesar da vistoria, não foi possível determinar, na noite de ontem, a quantidade, o tipo e a origem do produto.
Ainda segundo Martins, a Semmam entrou em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, que não detectou a mancha no município. Um novo levantamento, mais detalhado, deve ser efetuado na sexta. O serviço incluirá os arroios acima e abaixo do ponto onde a mancha foi detectada ontem, para que sejam determinados o impacto ambiental causado e a origem do produto.
(Jornal VS, 01/05/2008)