A Alemanha continua liderando tanto a geração de energias renováveis como sua tecnologia. Ela possui hoje 1.376 usinas de biomassa, segundo a presidente da Caixa RS, Susana Kakuta. O plano do governo gaúcho é trazer para o Estado esta tecnologia, cujo investimento pode ser pago com a venda de créditos de carbono.
Dejetos de suínos
O Rio Grande do Sul tem na suinocultura um excepcional potencial poluidor. Tanto que mil suínos produzem um volume de dejetos equivalente a 5 mil pessoas. Mas, o que é problema pode ser transformado em solução, segundo a presidente da Fepam, Ana Pellini, que foi conhecer soluções na Alemanha em usinas de biomassa.
Auto-suficiência em energia
O que impressionou muito os gaúchos que visitaram propriedades agrícolas na Alemanha, como o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, foi sua auto-suficiência em energia, a partir do uso da biomassa para sua geração. E a automatização das atividades. Sperotto conheceu nestas condições uma fazenda de gado leiteiro de 200 vacas, administrada por três pessoas, que ainda plantam 180 hectares. E outra de suinocultura com 300 matrizes que produzem por ano 7.500 leitões, operada só pelo proprietário. A proposta é multiplicar estas usinas de biomassa por todo o Estado.
(Por Affonso Ritter, JC-RS, 02/05/2008)