A comissão responsável em coordenar a reconstrução do Plano Municipal do Meio Ambiente (PMMA) está desenvolvendo, até o dia 10 de maio, a coleta de dados junto à população. Para garantir a participação de todas as famílias, foi elaborado um questionário com oito itens que está sendo entregue às famílias através da parceria de todas as escolas e Agentes Comunitárias de Saúde. As famílias estão convidadas a emitir sua opinião e sugestões quanto às questões como esgoto cloacal, dejetos de animais, lixo selecionado, lixo tóxico, mata ciliar, cascalho, água e educação ambiental.
Após a coleta de dados acontecerá a síntese, cujo resultado servirá de base para a grande audiência pública que deverá acontecer no dia 28 de maio, na Seubv. Desta forma, a população de Mato Leitão vai definir as diretrizes que nortearão as políticas públicas quanto às questões ambientais locais. Depois desta etapa, a comissão concluirá o documento que será apresentado ao Executivo municipal e posteriormente será encaminhado para a Câmara de Vereadores.
Integram a comissão, de acordo com portaria nº 71/2008, todos os secretários municipais, vice-prefeita, Departamento do Meio Ambiente, Conselho do Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar, Departamento de Educação Ambiental, biólogo, professores de Ciências e Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
Providências
A administração municipal está anunciando a possibilidade de instalação de empresa de triagem e comercialização de lixo. A intenção da municipalidade é reduzir a quantidade de lixo bem como o destino correto do lixo selecionado para posterior aproveitamento. A empresa estará cooperando no recolhimento do lixo selecionado na zona urbana e rural
Doação de mudas
A Afubra, através de informações de sua direção, confirmou a doação de 900 mudas de árvores nativas. As mudas serão plantadas nas imediações do arroio Sampaio, conforme a Licença da Fepam. A administração municipal ainda irá adquirir 4,5 mil mudas para cumprir as exigências legais.
Desafio
No Dia do Desafio, 28 de maio, toda a população será incentivada a plantar pelo menos uma árvore nativa. Se a equipe conseguir a adesão da população serão aproximadamente 4 mil árvores plantadas.
(Por Edemar Etges, Folha do Mate, 01/05/2008)