A notícia não é exatamente fresquinha, mas vale pelo inusitado e, sobretudo, pelo exemplo. No dia 18 passado, informou o portal RCP que o proprietário de um comércio de reciclagem de pneus, em Arapongas, no norte do Paraná, acabara de ser preso.
Motivo: ele vinha sendo notificado desde 2005 pela Vigilância Sanitária do município para que limpasse seu depósito, considerado um local de alto risco e propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, mas nunca cumpria a determinação.
O caso foi levado à juíza criminal Márcia Guimarães Marques da Costa, que decretou a prisão preventiva do comerciante, enquadrado no artigo 132 do Código Penal, que prevê pena de três meses a um ano para crimes contra a saúde. Ela ressaltou, então, que o caso poderia abrir precedentes para novas decisões semelhantes.
Já pensaram se a moda pega? Vai faltar cadeia.
Lucro verde
A Expedição Mistralis, no veleiro homônimo, que pretende visitar 40 comunidades da costa brasileira levando ações de educação ambiental e recolhendo subsídios a pesquisas sobre as mudanças climáticas, teve sua partida adiada.
Além da necessária reforma no veleiro para que a embarcação estivesse preparada para os doze meses de viagem, um dos patrocinadores simplesmente voltou atrás, depois de várias promessas verbais de dar suporte financeiro à expedição.
A empresa agora quer que o projeto Mistralis consiga isenção fiscal para ela, em troca do patrocínio, prova cabal de que muitos empresários “verdinhos” por aí têm foco exclusivamente no lucro – seja econômico ou de imagem. Ideologia zero.
Pneus da inclusãoO Instituto Via Viva, focado no desenvolvimento de tecnologias e soluções sustentáveis, participará da Recaufair-PneuShow 2008 - 8a Feira e Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos - Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços, agora entre os dias 5 e 8 no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
A entidade vai apresentar a fabricação artesanal do Granulado Colorido pelos aprendizes da AVAPE - Associação Para Valorização e Promoção de Excepcionais -, e o Concreto DI - Deformável e Isolante, que utiliza mão-de-obra capacitada de pessoas com deficiência ou em situação de risco social na captação dos pneus inservíveis triturados, utilizados como agregado.
AmbienteBrasil detalhou a produção sustentável do Via Viva, já em 2005, na reportagem Concreto com borracha garante destinação ecologicamente correta a pneus inservíveis.
Cafezinho certificado
A partir de agora, todos os passageiros da British Airways vão usufruir de cafés provenientes de fazendas certificadas pela Rainforest Alliance. O certificado atesta que as produções estão dentro de padrões internacionais de responsabilidade social e ambiental.
(Ecoluna, Ambiente Brasil, 01/05/2008)