Prefeito assinou decreto de tombamento da arborização de quatro ruas do Moinhos
A união dos moradores do Moinhos de Vento pela preservação ambiental foi novamente recompensada. Na semana passada, o prefeito José Fogaça decretou o tombamento da arborização de quatro ruas do bairro - Fernando Gomes, Dinarte Ribeiro, Félix da Cunha e Dr. Timóteo - e da Praça Maurício Cardoso.
Um abaixo-assinado havia sido entregue em março ao prefeito, durante a inauguração do Conduto Álvaro Chaves-Goethe, pelo presidente do Moinhos Vive, Raul Agostini, citando 11 pontos da região a serem tombados. Como metade do pedido foi aprovado, a luta não pára por aí. A nova meta é garantir a distinção a outras sete vias.
– Vamos tombar toda a cobertura vegetal do Moinhos – almeja Agostini.
O presidente da associação comemora a decisão inédita, que coloca Porto Alegre em destaque no movimento ambiental no país. Para ele, o decreto representa um reconhecimento ao bairro, um dos cartões-postais da Capital.
Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, Miguel Wedy a importância do decreto está em preservar as características históricas das ruas, verdadeiros corredores verdes. Wedy elogia a comunidade do bairro por sua articulação. Para Fogaça, há uma seqüência do trabalho iniciado com a Gonçalo de Carvalho e a Marquês do Pombal. De acordo com o prefeito, é uma coincidência que as árvores beneficiadas estejam no Moinhos.
– Se as comunidades reivindicarem e os critérios se encaixarem, iremos tombar – garante.
(Zero Hora, 01/05/2008)