O ministro de Ecologia da França, Jean-Louis Borloo, apresentou na quarta-feira (30/04) um projeto de lei que reúne dezenas de medidas para cumprir os objetivos ambientais firmados no segundo semestre do ano passado. Os objetivos assumidos devem permitir aumentar o crescimento econômico.
Borloo disse que o projeto de lei materializa "os compromissos e as conclusões" do processo de acordo com todos os atores envolvidos e afirmou que permitirá a criação de 500 mil postos de trabalho. O primeiro objetivo é reduzir as emissões de gases do efeito estufa na França previstas no período compreendido entres os anos 1990 e 2050.
Um pacote de medidas tem como alvo reduzir emissões originada dos edifícios, responsáveis por 40% dos gases do efeito estufa. Desta forma, a partir de 2012, todas as construções estariam condicionadas à norma de "baixo consumo" de energia, que fixa um limite de 50 quilowatts/hora por metro quadrado ao ano. Também está prevista uma diminuição de 38% do consumo energético até 2020 nos edifícios existentes, o que passa por um plano de renovação que começará com os 800 mil menos eficientes.
(Efe, Folha Online, 01/05/2008)