A PF (Polícia Federal) do Mato Grosso iniciou nesta terça-feira (29) operação para desarticular um esquema que facilitava a liberação de cargas irregulares de madeira. Segundo a polícia, o esquema tem a participação de advogados e servidores públicos de diversos órgãos, como da Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso), da Dema (Delegacia Estadual do Meio Ambiente) e da Polícia Rodoviária Federal.
Com a operação "Termes", como foi batizada, a polícia pretende cumprir 58 mandados de busca e apreensão e cerca de 50 mandados de prisão em todo o Estado.
De acordo com a PF, o esquema criminoso foi descoberto a partir da operação "Arco de Fogo", que visa combater crimes ambientais cometidos na floresta amazônica.
Os envolvidos no esquema facilitavam a comercialização de madeira desde o licenciamento irregular, com a emissão do CIM (Certificado de Identificação de Madeira), até a fiscalização das cargas transportadas nas estradas, informa a PF.
(Folha Online, 29/04/2008)