Em pronunciamento nesta terça-feira (29/04), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que o aumento no preço dos fertilizantes poderá comprometer o custo de produção das principais culturas do país. O senador lembrou que o Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo e que 70% dos adubos utilizados na agricultura brasileira são importados.
De acordo com Alvaro Dias, os preços médios dos fertilizantes, em março, subiram 58%, se comparados ao mesmo mês do ano anterior. Apenas no primeiro trimestre de 2008, a alta verificada foi de 25%, afirmou o senador.
- No Paraná, por exemplo, o fertilizante subiu cem por cento, elevando o custo da produção agrícola. Entre fevereiro de 2007 e fevereiro deste ano, os produtores paranaenses chegaram a pagar, em média, sessenta por cento a mais pelos fertilizantes formulados. No tocante às matérias-primas usadas em fertilizantes, houve produto que registrou alta superior a setenta por cento - explicou.
Em seu discurso, Alvaro Dias avaliou ainda que o Brasil é detentor de um potencial para solucionar no curto prazo a crise mundial de alimentos. Segundo ele, o país poderia incorporar aos 47 milhões de hectares usados para produzir comida mais 50 milhões de hectares de pastagens subaproveitadas que possuem aptidão para o plantio de grãos, conforme sugestão já apresentada pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
- Sendo assim, dobraríamos a área com grãos e ampliaríamos em duas vezes e meia o volume da safra de alimentos, alcançando 350 milhões de grãos, sem desmatar, o que é mais importante - salientou.
(Por Paulo Sérgio Vasco, Agência Senado, 30/04/2008)