A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa gaúcha aprovou, nesta terça-feira (29/04), solicitação do deputado Alberto Oliveira (PMDB) para a criação de uma Subcomissão Mista para acompanhar o estabelecimento do marco regulatório nacional para a energia eólica. Na semana passada, o mesmo requerimento já havia sido aprovado pela Comissão de Economia e Desenvolvimento.
"Estamos carentes de uma posição do governo federal sobre o tema, para que investidores internacionais possam confirmar empreendimentos no Brasil e, principalmente, no Estado”, justificou o parlamentar.
Ele lembrou a geração de emprego, renda e desenvolvimento que os investimentos poderão levar a alguns municípios e, por conseqüência, a algumas regiões gaúchas, como a Fronteira Sudoeste, os Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte. “O orçamento de Osório foi de R$ 35 milhões, no ano passado, e a cidade projeta R$ 150 milhões para 2008”, revelou o deputado.
Segundo Oliveira, o Rio Grande do Sul tem o melhor “atlas eólico” do país, mas o governo federal não está dando a devida atenção que o assunto merece. A partir da aprovação dos requerimentos nas duas comissões, o próximo passo será a escolha dos demais parlamentares que farão parte da Subcomissão Mista e a instalação do órgão técnico, em data a ser definida.
(Por Neusa Santos, Agência de Notícias AL-RS, 29/04/2008)