Será realizada nesta quarta-feira (30/4), em Buenos Aires (Argentina) a primeira reunião do Grupo de Trabalho Brasil-Argentina sobre a travessia Uruguaiana/Paso de Los Libres, mais especificamente sobre a ponte internacional ligando os dois países. Na ocasião, segundo o Ministério das Relações Exteriores, que está coordenando o encontro, deverá ser definida uma metodologia de trabalho para avaliar o estado atual da infra-estrutura, operação e travessia da ponte, bem como a possibilidade de duplicação ou até mesmo, a construção de uma nova ponte.
Na reunião preparatória brasileira, realizada no dia 12/03/08, foi feita uma avaliação inicial da infra-estrutura e da operação da travessia e constituído o atual GT (do qual a Superintendência do IBAMA/RS faz parte) e definido um cronograma de reuniões. A criação GT é o resultado da Declaração da Casa Rosada, assinada por ocasião da visita do Presidente da República à Argentina, em 22/02/08.
O Superintendente do IBAMA/RS, Fernando da Costa Marques destaca ainda que um dos objetivos da reunião é uma maior integração do órgão ambiental na Área de Controle Integrado na Ponte Internacional, pois aquela área da fronteira é o principal ponto de passagem da madeira exportada para a Argentina e Chile. Além disso, como ressalta o chefe do escritório do IBAMA em Uruguaiana, Maurício Viera de Souza, uma fiscalização mais ostensiva "seria providencial no sentido de coibir o eventual tráfico de animais silvestres e o contrabando de agrotóxicos".
Foram convidados para a reunião no Salão Verde do Palácio San Martín (Esmeralda, 1212) representantes dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão; Transportes; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); Polícia Federal; Receita Federal; e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que será representado pelo Superintendente do IBAMA/RS, Fernando da Costa Marques.
(Texto recebido por e-mail, Ascom/Ibama, 29/04/2008)