O primeiro curso de Licenciamento Ambiental pelo método de ensino à distância, organizado pela Comissão Tripartite, formada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Ibama, Famurs e Associação Nacional de Órgãos Municipais e Meio Ambiente (ANAMMA), começou nesta segunda-feira (28) e se estende até o dia 16 de junho.
Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Banco Mundial, o curso se realiza no anexo da reitoria da UFRGS. Participam 50 técnicos dos municípios já qualificados para executar o licenciamento ambiental de impacto local, através do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA), programa da SEMA, inscritos pelas prefeituras junto à Famurs.
A aula inaugural foi ministrada pelo engenheiro Volney Zanardi Junior do MMA através de videoconferência. Integram o curso mais 18 Estados, somando cerca de 500 participantes.
Os instrutores do curso, que segue até 16 de junho, serão Niro Pieper ( Diretor Administrativo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Valtemir Goldmeier (Famurs), Mauro Moura (Fepam), Ana Paula Ferreira (Ibama) e Maurício Fernandes da Silva (Smam) e as tutoras Ana Lucia Dias e Carmem Franco, ambas da Fepam. A etapa presencial ocorre no dia 28 de maio no auditório da Sema (Rua Carlos Chagas, 55 – 11º andar).
(Sema, 29/04/2008)