A Amam - Associação de Moradores e Amigos de Massarandupió – praia a 93 Km de Salvador (BA) – enviou mensagem ao Bahia Off Road Clube explicando, muito educadamente, que lá se encontra o segundo maior cordão de dunas do país, uma extensa área em ótimo estado de conservação, com diversidade de flora e fauna de grande importância ecológica. “Seu relativo isolamento manteve a região preservada, o que é raro para ambiente de dunas no litoral baiano. Em toda extensão de nossas praias existem bolsões de desova de tartarugas marinhas administrados pelo Projeto Tamar”, diz a entidade.
A mensagem da Amam teve a seguinte motivação: “no feriado do dia 21 de abril último, cerca de 15 veículos, tipo 4x4, desfilaram em todo nosso litoral, danificando nossas praias, assustando banhistas e destruindo também nossas frágeis estradas de acesso. No verão passado, os referidos veículos já haviam arrancado as marcações aí existentes que impediam acesso de veículos às praias. Informamos que, por se tratar de um ecossistema muito frágil, é proibido o tráfego de veículos de qualquer espécie nesta área”.
E encerra: “solicitamos comunicar aos associados deste clube”.
Como se sabe, os carros de tração nas quatro rodas são tidos como baluartes da “insustentabilidade”. Grande parte dos modelos apresenta níveis de emissão de CO2 muito elevados, assim como de outros poluentes.
Não é por capricho que já foi deflagrada campanha, na Europa, despertando uma consciência crítica em relação a esse tipo de veículo. Agora, que no Brasil seus motoristas trafeguem pelas areias das praias, é um problema de falta de educação mesmo.
(
Ambientebrasil, 29/04/2008)