Vivendo entre três represas desde o primeiro de seus 11 anos de vida, Jaqueline de Matos dos Santos sabe de cor o que deve fazer para preservar o Jacuí.
- Não jogar lixo na água, não jogar esgoto, cuidar as poças para não criar mosquito - repete, sob o olhar aprovador da coordenadora pedagógica de sua escola, Adriana Schneider.
A aula não fica apenas na teoria. Vez que outra, Jaqueline e seus colegas da 4ª série da Escola de Ensino Fundamental Darci Teodoro Sampaio, uma das maiores de Salto do Jacuí, vão para a beira do rio e praticam os ensinamentos recebidos.
Foi o que fizeram quando a Expedição Jacuí chegou à cidade. As crianças aproveitaram o dia de sol para recolher todo o lixo junto à barragem José Maia Filho, uma das três situadas nas proximidades do município (as outras são Passo Real e Itaúba).
Serviço não faltou. Os estudantes encontraram garrafas pet e latinhas em número suficiente para encher sacos de 50 litros, tampinhas de garrafa espalhadas pela grama e até um pneu velho, cheio de mosquitos. Foi a ocasião de receber uma aula sobre prevenção da dengue. Eles já tinham ganho noções sobre a doença no Natal, quando recolheram 3 mil garrafas esparramadas pelas barragens do município e as doaram para catadores de lixo. A cidade tem uma usina de reciclagem de detritos. A prefeitura assegura que 35% do esgoto cloacal do município é tratado numa usina anaeróbica.
As crianças também entrevistaram os integrantes da Expedição Jacuí, como parte de uma aula prática vinculada à cadeira de ciências. Receberam, então, lições sobre cuidado das águas, por parte do navegador Clóvis Braga, integrante da expedição e ambientalista ligado à Associação para Pesquisas de Técnicas Ambientais (APTA), que busca preservar o rio.
- Vocês sabem que 70% do planeta é composto de água? E que dois terços dela são salgados, impraticáveis para beber? É por isso que rios como esse não podem conviver com o lixo que vocês retiraram dele - resumiu Braga.
As crianças terminaram o dia brincando na barragem, sob aplausos dos freqüentadores do balneário.
(Por Humberto Trezzi, Zero Hora, 29/04/2008)