Encontro reunirá representantes de diversas cidades da bacia hidrográfica
São Leopoldo - O Fórum Regional da Sub-Bacia do Arroio Sapucaia programou para esta terça-feira, dia 29 de abril, às 8h30, no Ginásio do Colégio São Luis (Av. João Corrêa – Centro), o II Seminário Água para a Vida. Constituído em 2001 pelo Programa Integrado da Metroplan para a recuperação de áreas degradadas, é formado por representantes de órgãos públicos, empresas, universidades e entidades comunitárias, e desenvolve atividades sócio-ambientais em benefício das comunidades de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Cachoeirinha.
Tem como um dos seus objetivos a recuperação e conservação dos morros areníticos, banhados e nascentes do Rio dos Sinos. O evento é destinado para professores, estudantes, líderes comunitários e servidores públicos.
A abertura está programada para as 8h30 e conta com a presença do secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano do Estado, Marco Alba, do prefeito municipal de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, do prefeito municipal de Sapucaia do Sul, Marcelo Andrade Machado, do prefeito municipal de Gravataí, Sérgio Stasinski, do prefeito municipal de Novo Hamburgo, Jair Henrique Foscarini, da prefeita municipal de Esteio, Sandra Beatriz Silveira, do diretor da Refap, Paulo Ricardo K. Azevedo, do diretor superintendente da Metroplan, Nelson Lídio Nunes, do Superintendente Estadual do Ibama, Fernando da Costa Marques e da Promotora de Justiça de São Leopoldo Luciana Morais Dias. O encerramento do evento está previsto para as 17 horas.
Está programado para as 9 horas o Painel I: Políticas públicas e a proteção de morros e banhados, sob a coordenação de Paulo Ricardo de Azevedo. Às 10h30 acontece o Painel II: Saneamento básico e destinação de resíduos sólidos na APA e, às 13h30, acontece o Painel III: A inclusão ambiental nos municípios do Fórum da Sub-Bacia do Arroio Sapucaia, com a coordenação do biólogo Jackson Muller.
Durante todo o dia, haverá exposição do ensaio fotográfico sobre o Arroio Dilúvio, de Porto Alegre, no Hall do Auditório do Colégio São Luis.
O seminário tem o apoio do Centro de Estudos Ambientais (Cea) Sapucaia do Sul, Refap, Metroplan, Corsan, prefeituras municipais de São Leopoldo, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, além da Emater.
(Jornal NH, 28/04/2008)