O processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba chega à reta final com 457 habilitados. Eles disputarão 38 cadeiras, distribuídas entre os estados banhados pela bacia: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. As eleições, que ocorrerão em reuniões plenárias setoriais, acontecerão entre os dias 7 e 15 de maio (confira datas, locais e horários no Edital nº 4/2008).
Publicada na última sexta-feira (25/04), a lista final dos habilitados apresenta 248 inscritos de Goiás, 186 de Minas; 20 do Distrito Federal e três de Mato Grosso do Sul.
Das 38 vagas em disputa, há sete para representantes de municípios; 18 para setores usuários de água, e 13 para entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia. O comitê possui ainda representação da União e dos estados, aos quais estão reservadas sete vagas – preenchidas por indicação dos poderes públicos federal e estaduais.
A bacia A bacia do Paranaíba abrange Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, movimentando uma economia bastante variada: geração de energia elétrica, monocultura de grãos, criação de gado, mineração, indústria e turismo.
Entre os principais problemas de água na bacia estão o uso exacerbado na irrigação, sem considerar os outros setores usuários; a insuficiência hídrica para o abastecimento de grandes centros urbanos, e a poluição por esgotos domésticos sem tratamento (59% da população é atendida por rede de esgoto; desse valor, só 21,7% é tratado).
Para mais informações, acesse www.paranaiba.cbh.gov.br.
(Ascom ANA, 28/04/2008)