A CEEE está autorizada a efetuar podas de árvores que julgar necessárias para garantir a segurança da população e o fornecimento normal de energia elétrica, conforme convênio a ser firmado nos próximos dias com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) de Pelotas. O acerto foi feito ontem entre o gerente da Regional Sul da Companhia, Manoel Britto, e o titular da SQA, Roberto Sena de Souza. Até então a atividade era restrita ao município.
Segundo Brito, a CEEE pleiteava há muito tempo o convênio, já existente em Porto Alegre. “A responsabilidade de arborização é da prefeitura e a CEEE entra na poda por causa da segurança, pois, num dia de chuva, por exemplo, se houver cabo tocando em árvore poderá provocar choque. A CEEE tomará todo o cuidado para não descaracterizar a árvore e para isso a poda será feira na copa, em “V”, com a presença de um eletricista treinado”, disse.
Brito destacou que o convênio é interessante para as duas partes, pois o trabalho exige a presença de profissionais que a SQA não dispõe. A secretaria, de qualquer forma, acompanhará o processo a cada poda realizada, tanto nos casos de emergência como nos que possam gerar problemas futuros. “Para melhorar os trâmites da iniciativa agendaremos treinamento conjunto com as equipes da SQA e da CEEE. Prezamos muito pela qualidade da poda e todas as questões ligadas ao meio ambiente”, reforçou. (TC)
(Diário Popular, 29/04/2008)