O líder do governo na Assembléia Legislativa do Mato Grosso, deputado Ademir Brunetto (PT), cumpriu uma extensa programação no último final de semana, quando visitou municípios da região norte do Estado, participando de reuniões com prefeitos e acompanhando o andamento de obras. Num breve resumo do que presenciou nesses municípios, Brunetto disse que Mato Grosso atravessa uma fase difícil com a questão do meio ambiente, mas disse que, fez um diagnóstico ambiental dos municípios visitados que entregará para o governador.
“Observei a grande dificuldade na infra-estrutura quanto as estradas, mas, o principal assunto do momento é para a questão ambiental, pois os municípios cobram com certa urgência a regularização fundiária”, justificou o deputado.
Em Sinop, o parlamentar esteve reunido com lideranças partidárias e aproveitou a oportunidade e destinou uma emenda no valor de R$ 40 mil referentes a construção de uma ponte de concreto (equivalente a 30 metros) no Córrego Ivá, interligando 15 bairros no município, que vai atender os anseios dos cerca de 30 mil habitantes.
“Essa obra vai proporcionar um avanço para a população em todos os aspectos, ou seja, segurança e infra-estrutura”, destacou o parlamentar, falando também que destinou outra emenda de mesmo valor para a construção de um barracão no bairro Alto da Glória.
Para o coordenador social de bairros de Sinop, Paulo César de Oliveira (Paulinho), a iniciativa de Brunetto é um marco importante para a população sinopense.
“A ponte é um antigo sonho da população da periferia, pois quando acontecem assaltos os bandidos atravessam o riacho pela passarela e a polícia não tem como pegá-los, no entanto, com a ponte isso vai acabar”, explicou Paulinho.
Depois a comitiva do deputado participou de uma reunião com o prefeito de Cláudia, Altamir Kirthe (PSDB), quando na oportunidade visitou as obras de ampliação das salas de aula da Escola Estadual Manuel Soares Campos.
Em União do Sul, Brunetto prometeu estudar a possibilidade de viabilizar recursos para a ampliação do laticínio da Cooperativa Agrícola Mista Uniãosulense. Através de uma reunião com o presidente da cooperativa, Clóvis José Dutra, o deputado conheceu a realidade dos produtores leiteiros da região e disse que o laticínio necessita de ampliação.
“É um município que tem a base leiteira como uma das principais fontes de economia e, por isso, o laticínio necessita de uma estrutura melhor para atendê-los”, afirmou Brunetto.
A questão fundiária e zoneamento ambiental foi um dos pontos discutidos com cerca de 200 pessoas em Marcelândia. A reunião aconteceu no Centro de Convivência da 3ª Idade, que contou com as participações do prefeito Adalberto Navair Diamente (PR), vereadores, professores, presidentes de bairros, lideranças políticas, membros da Associação Comercial e empresários locais.
“Apesar de ter o primeiro contato com a população de Marcelândia, ele (Brunetto) será nosso porta-voz para discutir e levar reivindicações junto aos órgãos estaduais e federais, para tratar a questão fundiária e sobre o meio ambiente”, ressaltou a presidente do PT e suplente de vereadora em Marcelândia, Elizabeth De Rossi Scarpin.
(Por José Luís Laranja, Secretaria de Comunicação da AL-RS, 28/04/2008)