Construções geminadas erguidas na faixa de domínio da Rota do Sol irão para o Parque das Castanheiras
Caxias do Sul - A prefeitura iniciou a remoção das casas geminadas que construiu irregularmente no início do mês na faixa de domínio da Rota do Sol. As residências serão deslocadas para um terreno distante cerca de dois quilômetros do local. A operação da prefeitura cumpre o prazo de 30 dias da notificação judicial feira pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), responsável pela fiscalização.
Segundo o secretário da Habitação, Francisco Rech, um terreno de 444 metros quadrados no loteamento Parque das Castanheiras, no valor de R$ 22 mil, foi adquirido para abrigar três famílias que moram em áreas irregulares em Caxias do Sul. Por ser grande, o espaço servirá também para instalar as casas geminadas. Rech não soube informar quanto custa o material para as construções, erguidas por funcionários públicos, nem quanto foi gasto com o transporte das casas até o loteamento. Ainda de acordo com Rech, as casas deveriam ter sido levadas no sábado, mas a previsão de chuva adiou a operação.
Faixa de domínio é uma área de utilidade pública destinada a drenagem, acesso a propriedades, proteção de taludes e, principalmente, segurança da rodovia. No Km 71 da RS-122, onde a prefeitura havia erguido as residências, a largura da faixa de domínio é de 50 metros a partir do eixo da pista, em função do perigo de veículos saírem da estrada em caso de acidentes.
(Pioneiro, 29/04/2008)