O relatório parcial da subrelatoria V – da Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade, coordenado pelo vereador Dr. Goulart (PTB), foi apresentado na manhã desta segunda-feira (28/04) para a Comissão Especial da Câmara de Vereadores que avalia o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre.
Goulart explicou que, das 133 áreas de interesse cultural estudadas na proposta de revisão do PDDUA do Executivo municipal, a subrelatoria modificou 37, reduzindo-as. “Precisávamos proteger algumas áreas para evitar degradações, invasões e roubos”, observou.
Foram realizados, segundo Goulart, o levantamento aerofotométrico e um estudo da densitometria dessas áreas. "Reduzimos algumas para 1/3, outras na metade, para que dali tivesse evasão da energia. A redução foi feita para que não haja cada vez mais degradação nesses locais”.
Conforme o vereador, as áreas analisadas são divididas entre interesse cultural único e de ambiência. A região da Av. Voluntários da Pátria, de acordo com Goulart, é uma das áreas de ambiência que foram modificadas. “Reduzimos ali um pouco do núcleo e liberamos ao redor, para que se tenha edifícios pequenos ou casas, com escritórios e comércio”.
Entre as áreas de interesse cultural único, está a região do 4º distrito, onde se localiza o prédio da fábrica Fiatece. “Algumas modificações podem ocorrer, mas saio desta reunião com a sensação de dever cumprido”, acrescentou Goulart.
(Por Taidje Gut, Ascom CMPA, 28/04/2008)