O Prefeito José Stédile participou na tarde de quarta-feira, dia 23, de um monitoramento realizado no Rio Gravataí pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A atividade que serviu para acompanhar a situação da mortandade dos peixes e a poluição no Rio reuniu ambientalistas de Gravataí e Cachoeirinha.
Dois barcos da Fundação do Meio Ambiente de Gravataí foram usados no passeio. O grupo partiu de uma estação de tratamento da Corsan localizada na vila Olaria e foi até o clube Albatroz, em Canoas. Também estavam presentes integrantes do Corpo de Bombeiros de Cachoeirinha e o gerente da Corsan de Cachoeirinha Vilmar dos Santos.
O trecho com maior índice de poluição encontrado pelo grupo foi na divisa com Canoas. O Prefeito Stédile disse que pretende sugerir planos emergenciais para as Prefeituras de Porto Alegre e Alvorada.
"A mortandade de peixes parou, mas devemos encaminhar medidas para amenizar a situação da poluição", declarou Stédile. Algo que assustou o Prefeito foi a elevada quantidade de lixo doméstico despejado nas margens do Rio.
De acordo com técnicos, se não houver mudança no clima nos próximos dias, a mortandade no Rio poderá voltar. O Secretário de Meio Ambiente de Cachoeirinha Luiz Machado, disse que em breve a Prefeitura passará a coletar com freqüência amostras de água do Rio Gravataí. O objetivo é acompanhar o nível de poluição e planejar ações de combate.
(Prefeitura de Cachoeirinha, 28/04/2008)