Lideranças políticas e ambientais brasileiras serão recebidas na residência do príncipe Charles para debater propostas sobre como melhorar a qualidade de vida da população da Amazônia. O encontro acontecerá nos dias 29 e 30 de abril, por iniciativa particular do príncipe e não representa interesses do governo britânico.
O encontro pretende debater um possível projeto na área de clima e preservação de florestas, mobilizando recursos da iniciativa privada para pagamento de serviços ambientais. Os temas propostos para debate são agricultura, saúde e educação, infra-estrutura e finanças.
Entre os convidados, estão os governadores José de Anchieta Júnior (RR), Ana Júlia Carepa (PA) e Waldez Góes (AM), os senadores Tião Viana (AC), Eduardo Suplicy (SP), Arthur Virgilio (AM), o ministro José Temporão, o ex-ministro Sarney Filho e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmerman. Também estarão presentes representantes da iniciativa privada e da sociedade civil, como o presidente do conselho do Forest Stewardship Council (FSC) Roberto Waack, o diretor da organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira Roberto Smeraldi, Virgílio Viana, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o líder indígena Almir Suruí.
(
Amazonia.org.br, 28/04/2008)