A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental aplicou multa de 5001 UFESPs (R$ 74.414,88), contra a unidade da Volkswagen localizada em São José dos Campos, por infração considerada gravíssima, em razão do vazamento de tinta epoxi branca, de pintura básica de veículos, ocorrido na madrugada da última quinta-feira (24/04), no interior da empresa.
O acidente ocorreu, quando um veículo com 13.000 Kg do produto, descarregava o material, na área de pintura. A carga foi drenada para a linha de efluentes industriais, que atingiu a estação de tratamento, obstruindo tubulações e provocando transbordamento. Parte do produto atingiu o córrego Pixuá, corpo receptor de despejos tratados da empresa, que atravessa longa extensão de várzea e desemboca no rio Paraiba.
A agência da Cetesb, em Taubaté, só foi acionada por volta das 8 horas da manhã, quando os técnicos se dirigiram à fábrica. Nos trabalhos de campo, realizado durante toda a quinta-feira, incluindo o interior da empresa e as margens do córrego, não foram constatadas impregnações do produto em área externa. Segundo avaliação dos técnicos, parte do produto derramado se diluiu na água e o restante formou uma borra, encontrada em vários trechos do corpo d’água.
Foram colhidas amostras dos resíduos do produto em diversos pontos, para análise, mas o acidente não chegou a prejudicar a utilização do córrego, que serve principalmente para irrigação de culturas de arroz, o que não ocorre nesta época do ano.
(
Cetesb, 28/04/2008)