Dentro das atividades programadas pela Assembléia Legislativa gaúcha na 17ª edição da Fenasoja está a audiência pública da Comissão de Agricultura para discutir a diversificação do setor agrícola da região Noroeste, como a cadeia produtiva do leite e a produção de suínos. O encontro contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel.
De acordo com o presidente do Parlamento, deputado Alceu Moreira (PMDB), o Legislativo gaúcho está mobilizado e decidido a diminuir a distância entre o diagnóstico dos problemas estruturais do Estado e as soluções e, por isso, a necessidade de levar os debates com autoridades, técnicos e a sociedade aos maiores eventos do Rio Grande do Sul. “As mãos não conseguem construir o que cabeça não permite. Isso justifica a nossa preocupação em trazer, pela primeira vez, o Legislativo à Fenasoja para buscar alternativas capazes de alavancar a economia da região”, enfatizou.
Já o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito (PP), considera o segmento da soja um dos mais importantes para a economia do Estado. “É um produto que aprendemos a cultivar com eficiência e produtividade. Por meio dele, estamos absolutamente integrados com o mercado mundial. Portanto, a participação da Assembléia na feira para discutir temas importantes para a agricultura como a soja, mas não somente isso”, disse Brito.
Para Cassel, que participou da abertura da Fenasoja em Santa Rosa, a produção de alimentos é crucial ante a crise mundial de preços. “Esta feira acontece em um momento especial, de aumento de preços dos alimentos, o que coloca de novo na pauta brasileira a pauta dos alimentos. Este momento garante aos agricultores preços altos, por isso temos de apostar ainda mais na agricultura e produzir alimentos em quaisquer lugares e regiões deste estado para contornar eventuais crises”, destacou o ministro.
A agricultura familiar é responsável por mais de 60% de todos os alimentos que chegam à mesa do consumidor brasileiro e por 80% de toda a mão-de-obra no campo no Brasil. Somente no Plano Safra da Agricultura Familiar 2007/2008, o governo federal destinou R$ 12 bilhões a esse segmento produtivo, que responde por 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
(Por Roberta Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 27/04/2008)