O segundo dia da Fenasoja deu sinais de que o evento deste ano irá superar as edições anteriores de público e, também, de negócios. Até o meio-dia deste domingo (27/04), aproximadamente 40 mil pessoas passaram pela feira, que acontece no Parque de Exposições Alfredo Leando Carlson, em Santa Rosa.
Já o primeiro balanço de negócios fechados será divulgado na próxima quarta-feira (30/04), e o segundo está previsto para o final do evento, no dia 4 de maio. Em 2008, o presidente da 17ª Fenasoja Milton Racho espera um aumento de 60% em relação à edição anterior, visto que “o momento econômico é outro e todas as commodities agrícolas estão valorizadas”.
Uma das novidades que tem chamado a atenção dos visitantes é a usina de biodiesel, lançada oficialmente no sábado (26/04) com o objetivo de apresentar uma proposta ecologicamente correta para a geração de energia. Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), que visitou o estande da empresa Biotechnos, “Santa Rosa foi a primeira cidade brasileira a plantar soja, e não poderia ficar de fora das pesquisas realizadas nesta área e da busca por alternativas auto-sustentáveis que promovam o desenvolvimento da região Noroeste”.
De acordo com a diretora executiva da Biotechnos, Márcia Musskopf, a proposta da empresa é agregar emprego e renda ao meio rural com a implantação de inovações tanto de processos como de novas culturas e promovendo o desenvolvimento sustentável e a cooperação.
Sediada em Santa Rosa, a usina realiza a coleta de restos de frituras nas escolas para produção de biodiesel. Desde ontem, também disponibiliza diariamente doze bombonas de 20 litros aos restaurantes espalhados no parque para fazer o mesmo em seu estande na Fenasoja, para que o público conheça o processo e se conscientize da sua importância econômica e ambiental.
Quanto à questão ambiental, ela destaca que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água, o que equivale a 14 anos de consumo de uma pessoa. “Apenas 3% da água do planeta é potável. Deste percentual, 2% estão na geleiras. Ou seja, um terço da população mundial sofre com a escassez de água. Para 2020, esta estimativa aumentaria para dois terços da população com problemas”, alerta Márcia.
O que é biodiesel
O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis que pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies no Brasil que podem ser utilizadas, tais como manona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja.
(Por Roberta Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 27/04/2008)