A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alerta para a possibilidade de chuva forte hoje e amanhã no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e em outros 10 Estados. Conforme a Sedec, não estão descartados temporais isolados, com descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 60 km/h, especialmente no centro-oeste catarinense.
No Rio Grande do Sul, segundo o meteorologista Cléo Kuhn, da Central de Meteorologia, a formação de uma linha de instabilidade deve causar chuva já na tarde de hoje. Pela manhã, a previsão é de céu nublado e de sensação de abafamento.
Conforme Kuhn, há risco de temporais principalmente no norte do Estado. Ele também avisa que pode haver granizo em áreas isoladas. Em virtude disso, a Sedec divulgou uma nota, ontem, alertando a população para o risco de alagamentos e de enchentes em áreas ribeirinhas e para o deslizamento de encostas, morros e barreiras.
Com a chegada de uma frente fria vinda da Argentina entre segunda e terça-feira, o tempo deverá permanecer chuvoso, pelo menos até o início da próxima semana. A chuva, porém, não deverá provocar queda imediata nos termômetros.
- A tendência é de que a temperatura baixe apenas a partir de terça-feira - disse Kuhn.
Segundo ele, o tempo irá abrir só na quarta-feira, quando a frente fria deverá atingir o centro do país. Com a divulgação de alertas, a Sedec quer incentivar a adoção de medidas preventivas. O alerta emitido para o Rio Grande do Sul é baseado em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
( Zero Hora, 26/04/2008 )