Cerca de 200 garrafas PET a menos no meio ambiente para cada cobertor. Mais de 115 milhões de garrafas aproveitadas por mês, até agora. Uma das grandes novidades da coleção de inverno do Wal-Mart Brasil chega às prateleiras: os cobertores da marca própria Select Edition e Simply Basic, produzidos com o fio de poliéster feito 100% de fibra de PET. Os produtos já estão nas lojas das regiões Sudeste e Sul e poderão ser adquiridos em diversos modelos e tamanhos.
Além de preservar o meio ambiente, a produção dos cobertores ajuda mihares de famílias ao envolver o trabalho de cooperativas de catadores em todo o País, que recolhem cerca de 800 toneladas de PET por mês. A iniciativa está alinhada com o plano global de sustentabilidade da empresa que tem entre os desafios envolver os fornecedores no desenvolvimento de produtos "sustentáveis".
Para o diretor de marcas próprias do Wal-Mart Brasil, Fábio Cyrillo, a empresa está oferecendo mais um produto que, além de ter preço baixo e gerar uma economia para que o cliente possa ter mais qualidade de vida, é também um cobertor que está levando iniciativas sustentáveis ao consumidor. "Esse lançamento dá oportunidade de o cliente suprir a necessidade de comprar cobertores para sua casa e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente ao apoiar iniciativas como essa, que retira milhares de garrafas PET das ruas e evita que elas virem lixo", afirma Cyrillo.
Produtos sustentáveis - A sustentabilidade é uma premissa que permeia toda a cadeia produtiva dos itens de marca própria do Wal-Mart Brasil. A meta da empresa é, até 2009, ter 100% das embalagens dos produtos de marca própria "sustentáveis ". "Já temos muitos exemplos de modificações em linhas de produto. Até o final deste ano, 80% dos nossos fornecedores devem se adequar. A empresa tem hoje 23 marcas próprias , em diversas categorias, de produtos de higiene a eletrônicos. Vamos liderar pelo exemplo", diz Cyrillo.
Dentre os produtos de marca própria hoje no mercado, o Wal-Mart Brasil oferece embalagens de hastes flexíveis e cereais matinais certificadas pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC), que garante que o papelão provém de florestas de reflorestamento. A empresa também negociou com seus fornecedores para desenvolver embalagens que gerassem uma redução no uso de material, como as águas minerais das marcas BIG, Nacional e Mercadorama. Uma mudança no formato na embalagem gerou uma redução de 8 gramas de plástico de garrafa, ou uma economia de mais de 27 mil garrafas PET por ano.
Negociações com o fornecedor da batata frita das marcas BIG, Nacional e Mercadorama resultou em uma modificação no sistema de impressão das embalagens, eliminando o uso de solventes e diminuindo a emissão de gases que causam o efeito estufa. As embalagens de biscoitos das marcas Great Value, BIG, Nacional e Mercadorama também foram remodeladas, passando a usar 14% menos plástico. Nos bifinhos para cachorro da marca Ol'Roy, a embalagem de 4 gramas passou a pesar 2,5 gramas, o que gerou uma economia 62% de plástico.
(Envolverde/Maxpress, 25/04/2008)