A Ucrânia prestava homenagem neste sábado às vítimas da catástrofe de Chernobyl, 22 anos após o acidente nuclear que abalou o mundo. Durante a madrugada deste sábado, cerca de 100 ucranianos, entre eles o presidente Viktor Yushenko e outros dirigentes do país, depositaram coroas de flores no monumento das vítimas de Chernobyl em Kiev e acenderam velas em uma missa para lembrar a tragédia. Em Slavutich, uma pequena cidade a 50 km da central nuclear, também serão realizadas homenagens às vítimas.
"A catástrofe de Chernobyl abalou o planeta e até hoje segue afetando a saúde de pessoas e do meio ambiente", destacou o ministério ucraniano da Saúde. Em 26 de abril de 1986, às 01H23, o reator número 4 da central de Chernobyl, situada no norte da Ucrânia, próxima à fronteira com Rússia e Bielo-Rússia, entrou em colapso e contaminou boa parte da Europa, especialmente estes três países, integrantes da então União Soviética.
Pelo menos 25 mil homens que trabalharam para enfrentar o problema, essencialmente russos, ucranianos e bielo-russos, morreram vítimas da radiação, segundo estimativas extra-oficiais. Um levantamento da ONU realizado em setembro de 2005 estimou em 4 mil os mortos de câncer na Ucrânia, Bielo-Rússia e Rússia em consequência da tragédia.
(AFP, Ultimo Segundo, 25/04/2008)