O presidente da Comissão Européia --órgão executivo da UE (União Européia)--, José Manuel Durão Barroso, anunciou em Pequim a assinatura de vários projetos científicos com a China, centrados no desenvolvimento de energias limpas e no desenvolvimento sustentável.
A UE deve ajudar a China a desenvolver energias limpas e a reduzir as emissões poluentes, afirmou Barroso, ao fim de um encontro com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao. Barroso ressaltou a importância de manter uma cooperação com a China sobre os problemas globais, como a mudança climática. O bloco também pretende formar especialistas chineses em energias limpas e renováveis, além da meta de desenvolver uma tecnologia e uma pesquisa comuns.
Líder
A China já superou os Estados Unidos e é atualmente a maior emissora de gases causadores do efeito estufa, segundo um estudo da Universidade da Califórnia que será oficialmente publicado em maio. O estudo se baseou em dados de 2004 e estima que a China se tornou o maior emissor de gases causadores do efeito estufa no período entre 2006 e 2007.
Os pesquisadores colheram informações de 30 escritórios regionais dos órgãos de proteção ambiental da China para indicar que as estatísticas oficiais divulgadas por Pequim estão subestimadas. A conclusão do estudo sugere que a China mude radicalmente sua política energética, que é bastante dependente do carvão.
(France Presse, com BBC Brasil, Folha online, 26/04/2008)