A maior parte dos diques e barragens do alto Mississippi continuará fechada ao tráfego de barcaças até segunda-feira por causa das recentes chuvas na hidrovia mais importante dos Estados Unidos, disse o Corpo de Engenheiros do Exército na sexta-feira. Em alguns casos, a interdição durará até 9 de maio.
"Tivemos tremendas precipitações em boa parte do leste de Iowa, e isso está fazendo o nível do rio subir três pés [90 centímetros] em um dia", disse Bill Grettens, gerente de operações do Corpo de Engenheiros no Mississippi. A notícia provocou alta no custo do frete e no preço dos grãos transportados por barcas. Mas a demanda por exportação já estava baixa, porque os produtores acham mais lucrativo estocar os produtos pelos próximos meses.
A interdição começa no dique número 12, em Bellevue, Iowa, e inclui a maioria das barragens até a 22, em New London, Missouri, que só deve fechar na semana que vem. Por causa do fluxo das águas, as primeiras barragens a fechar serão também as primeiras a reabrir. Pelo menos 40 rebocadores não devem conseguir concluir suas viagens antes do fechamento do rio, de acordo com o engenheiro militar.
(Por LISA SHUMAKER, REUTERS, Estadão, 26/04/2008)