As borboletas britânicas podem entrar em extinção devido às chuvas intensas que assolaram o país no ano passado. Para reverter essa tendência, será necessário um verão com muito sol. Os dados recolhidos pela entidade Butterfly Conservation mostraram que oito espécies atingiram o nível mais baixo já registrado, devido ao verão chuvoso de 2007. Infelizmente, as previsões meteorológicas deste ano esperam um volume pluviométrico superior à média, mas sem as inundações do ano passado.
"As borboletas enfrentam várias ameaças. Algumas espécies estão em risco de extinção", alertou Sir David Attenborough, presidente da Butterfly Conservation. Os danos causados pelas chuvas foram tão graves que os especialistas temem uma mudança brutal no ecossistema das borboletas, caso neste ano as chuvas torrenciais voltem a cair.
Joan Ruddock, a ministra da Biodiversidade, disse que o governo é favorável a um programa de financiamento para projetos de proteção das borboletas. "Esses insetos são um elemento vital do verão britânico e o seu número é um indicador extraordinário para medir a saúde do campo. Por isso encorajaremos quem trabalhar para a sua conservação ", declarou Ruddock.
(Ansa, Folha Online, 26/04/2008)