A Coordenadora Cidadã Rios del Maipo convoca todos os chilenos a defender os rios da região e a protestar contra o projeto hidrelétrico Alto Maipo, da transnacional Aes Gener Corporation, em uma manifestação domingo (27/04), às 17 horas. A concentração da manifestação será no cruzamento da Vulcão com Caminho a Alfafal (Maitenes), a 300 metros ao norte da ponte Rio Colorado.
O objetivo dos organizadores é pressionar as autoridades para que detenham esse projeto. Os participantes devem levar cartazes, faixas, "mosquitinhos", apitos, e instrumentos musicais, para fazer um grande protesto, já que a construção da hidrelétrica resultará em perda de fontes trabalhistas em Turismo, extração de áridos e pastoreio na Comunidade de San José de Maipo.
Além disso, eles se preocupam com o desabastecimento de água potável e irrigação na Região Metropolitana; o aumento do valor da água, dos áridos para construção; e a ameaça sanitária para a Região Metropolitana.
As próprias autoridades disseram que essa é uma área de reserva natural de biodiversidade de interesse internacional, com potenciais turísticos e recreativos, que "possibilita a educação ambiental e o potencial científico, a riqueza cultural e arqueológica". Assim, apesar de terem mudado de opinião, eles também sabem que o projeto de uma central geradora de eletricidade no Cajón del Maipo ameaça o futuro da região.
(Adital, 25/04/2008)