A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – Fepam emitiu cinco Licenças Prévias (LP) referentes ao plantio florestal das empresas Aracruz Celulose SA e Derflin Agropecuária Ltda (Stora Enso). A área licenciada para a Derflin refere-se a plantação de 100 mil ha de eucaliptos nas Bacias Hidrográficas do Rio Ibicuí e do Rio Santa Maria, enquanto que para a Aracruz, a área total é de 110 mil ha, distribuídos em quatro bacias hidrográficas. Ambas as empresas apresentaram seus Estudos de Impacto Ambiental com Relato de Impacto Ambiental (EIAs-RIMAs) em dezembro do ano passado.
Uma das áreas licenciadas para a Aracruz localiza-sena Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí, abrangendo os municípios de Arroio dos Ratos, Butiá, Barão do Triunfo, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Charqueadas, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Maria Pimentel, Minas do Leão, Pântano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santana da Boa Vista, São Jerônimo, Sertão Santana, Triunfo e Vale Verde, num total de 40 mil ha.
Outra área licenciada para a empresa refere-se á Bacia Hidrográfica dos rios Vacacaí e Vacacaí Mirim, num total de 30 mil ha, englobando os municípios de Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Formigueiro, Lavras do Sul, Santa Margarida do Sul, São Gabriel, São Sepé e Vila Nova do Sul. A terceira área licenciada é de 10 mil ha, na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, entre os municípios de Lavras do Sul e São Gabriel.
Já a quarta e última área licenciada da Aracruz localiza-se na Bacia Hidrográfica do rio Camaquã, com um plantio em 20 mil ha, nos municípios de Amaral Ferrador, Arambaré, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canguçu, Cerro Grande, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista, São Gabriel, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sentinela do Sul, Tapes e Vila Nova do Sul. A área de plantio da Derflin abrange os municípios de Alegrete, Cacequi, Itaqui, Manoel Viana, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Vicente do Sul e Unistalda.
(ASSECOM SEMA/ FEPAM, texto recebido por E-mail, 25/04/2008)