Uma brecha na cerca de área verde às margens da principal via de Cachoeirinha, conhecida como Mato do Júlio, permitiu a formação de um depósito de pneus e lixo. Da calçada da avenida Flores da Cunha, na altura da parada 55, podem ser vistos 20 pneus e dezenas de sacos de lixo, muitos deles rompidos, deixando os dejetos espalhados. Apesar de o município não ter nenhum caso de dengue confirmado neste ano, o local é um potencial foco de proliferação do mosquito; para isso, bastaria chover.
'A gente sabe o perigo que áreas como esta representam, por isto a ação tem que ser rápida', afirmou o secretário do Meio Ambiente, Luís Machado Xiru. Ele garantiu que os pneus serão retirados do local no início da tarde de hoje. 'Incluímos esse ponto na rota do recolhimento quinzenal das borracharias', disse. No mesmo horário, servidores da Secretaria de Serviços Urbanos limparão a área, propriedade particular que tem guarda e é cercada. Quinzenalmente, a prefeitura de Cachoeirinha recolhe em torno de 850 pneus nas 20 borracharias cadastradas. O excedente é encaminhado a depósitos de Canoas e Gravataí, que têm convênios com empresas privadas para recolhimento e destinação do material.
Conforme o coordenador da Vigilância em Saúde de Cachoeirinha, Gelson Braga, as ações de prevenção à doença já atingiram mais de 18 mil moradores e foram instaladas 189 armadilhas em pontos estratégicos.
(Correio do Povo, 25/04/2008)