Na sétima operação deste ano pró-qualidade do ar, 13 veículos foram notificados na João Pessoa
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou ontem (24) a Operação Ar Puro, nas imediações da João Pessoa com a José Bonifácio, a fim de coibir a emissão de gases poluentes gerada por veículos movidos a óleo diesel. Ao todo, 21 veículos foram vistoriados, resultando em 13 notificações. Neste ano, a EPTC já promoveu sete grandes operações para o combate desse tipo de poluente à qualidade do ar, resultando em 135 veículos vistoriados, dos quais 45 autuados e três recolhidos.
Segundo o coordenador da Área Central da EPTC, Guilherme Coutinho, são feitas, semanalmente, operações para tentar coibir a emissão de gases, em locais alternados da cidade. 'No Centro, são realizadas operações a cada 15 dias', acrescentou. Além do transporte coletivo (ônibus e lotação), os veículos particulares também são fiscalizados.
O aparelho que mede a intensidade da fumaça expelida é o opacímetro. Coutinho esclareceu que, dependendo do ano de fabricação do veículo, há uma tolerância maior nos limites de emissão. Os motoristas que forem flagrados com o veículo emitindo gases acima dos níveis permitidos serão notificados e multados por infração grave, resultando em multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo será recolhido e o motorista terá cinco dias úteis para regularizar a situação em oficina credenciada pelo Inmetro. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 118.
(Correio do Povo, 25/04/2008)