Uma empresa de beleza da América Latina e um agencia de publicidade francesa estão entre os dez novos participantes que se inscreveram no esquema on-line da Nações Unidas para alcançar a neutralidade das suas emissões de carbono.
A Rede Clima Neutro (Climate Neutral Network - CN Net), lançada em fevereiro e organizada pelo Programa de Meio Ambiente da ONU (UNEP) em cooperação com o Grupo de Gerenciamento Ambiental da ONU (UN Environment Management Group), é um fórum on-line destinado a lutar contra o desafio do aumento das emissões de gases do efeito estufa.
O projeto auxilia entidades que desejam reduzir suas emissões ao tornar públicas as suas estratégias pioneiras, uma maneira de inspirar aqueles que estão tentando alcançar as suas metas ‘climaticamente amigáveis’ e oferecer um fórum para os grupos interessados dividirem as suas experiências sobre o assunto. Outro objetivo é unir participantes dos países em desenvolvimento e desenvolvidos, promovendo uma evolução.
“Um pequeno, mas crescente grupo de países, cidades, corporações estão declarando clara e explicitamente que desejar uma economia com emissões baixas, ou mesmo nulas, não é um sonho tão impossível, mas um caminho pra a lucratividade, estabilidade e sanidade em um mundo cada vez mais instável”, disse o diretor executivo da UNEP, Achim Steiner, em Singapura durante um encontro organizado pela própria agência pelo projeto UN Global Compact.
Segundo ele, a CN Net irá incentivar a transição para uma economia ‘low carbon’ (com baixas emissões de carbono) e alterar a maneira como as empresas são conduzidas.
“Os participantes existentes e os novos estão liderando pelo seu exemplo, e comprovando a arte do possível e uma determinação em fazer parte de uma solução climática global,” comentou o Sr. Steiner.
Os novos membros da CN Net são:
Belcorp, uma empresa de beleza peruana
Inoxia, uma agência de publicidade francesa
BlindSpot, um centro de pesquisas britânico que tem como foco o desenvolvimento sustentável
Incentive Sol, uma empresa brasileira de marketing que incentiva e desenvolve soluções tecnológicas e sócio-ambientais
Sempre Avanti Consulting, uma consultoria neo zelandeza
Carbon Clear, uma empresa britânica que auxilia outras empresas e indivíduos a reduzir sua pegada de carbono
Wright Communications, única empresa de relações públicas da Nova Zelândia especializada em responsabilidade corporativa e comunicações sustentáveis
Planète Urgence, uma ONG francesa
Rede Regional para o Ozônio da Europa e Ásia Central, criada em 2003 para auxiliar uma dúzia de países da região a eliminar as substâncias prejudiciais a camada de ozônio
UNEP.
Outros participantes são:
4 países: Costa Rica, Islândia, Nova Zelândia e Noruega),
4 cidades: Arendal, Noruega; Rizhao, China; Vancouver, Canadá; e Växjö, Suécia)
5 corporações: Co-operative Financial Services do Reino Unido, Interface Inc. dos Estados-Unidos, Natura do Brasil, Nedbank da África do Sul e Senoko Power de Singapura.
(Carbono Brasil, 24/04/2008)