A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) anunciou a assinatura, no último dia 18, de contrato no valor de R$ 240 milhões entre a Prefeitura de Cuiabá e empresas de engenharia para executar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
- Com as obras, Cuiabá terá, para os próximos anos, 100% de água captada e tratada, 100% do esgoto coletado tratado e devolvido ao Rio Cuiabá, além de obras de infra-estrutura e urbanização de bairros - afirmou a parlamentar, em pronunciamento nesta quinta-feira (24/04).
As obras fazem parte de um pacote de R$ 574,5 milhões, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita à capital mato-grossense em 31 de julho passado, e atendem também a ações de saneamento básico nos municípios de Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.
De acordo com a representante do Mato Grosso, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos - embora pertença ao PSDB, partido de oposição ao governo federal - declarou que Lula foi o presidente que mais levou dinheiro à capital mato-grossense em seus quase 300 anos de história.
A senadora lembrou que hoje apenas 19% das habitações de Cuiabá têm saneamento. Com as obras, também Rondonópolis atingirá 100% do esgoto tratado, índice que chegará a 90% em Várzea Grande, informou Serys. Ela assinalou que em apenas uma das cidades beneficiadas o prefeito pertence a um partido da base do governo, o que evidencia ausência de discriminação na distribuição dos recursos.
A parlamentar enfatizou que a obra de saneamento não é prioridade para a maioria dos governantes, por ficar embaixo da terra e não ser vista pelos eleitores, mas é decisiva para a melhoria da qualidade de saúde da população e, por isso, executada pelo governo do PT, que prioriza o atendimento às classes menos favorecidas.
A senadora informou ainda ter participado de homenagem a cantores e compositores de rasqueado cuiabano no último final de semana no Clube Feminino da cidade.
(Por José Paulo Tupynambá, Agência Senado, 24/04/2008)