Todo verão é o mesmo problema: as chuvas diminuem, o Arroio Ullmann seca, e quem não tem caixa dágua em casa acaba tendo de bater na porta do vizinho para garantir o banho. O problema, que afeta principalmente os moradores da parte mais alta do centro de Agudo, pode terminar ainda este ano. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) tem um projeto para remodelar todo o sistema de abastecimento de água na cidade. A intenção é colocar a idéia em prática o quanto antes.
- Faremos um esforço para começar a obra o mais rápido possível. É uma construção de grande porte que deverá melhorar o abastecimento em toda a cidade - afirma o superintendente regional da Corsan, José Vilmar Viegas.
O projeto prevê a construção de uma tomada de água direto do Rio Jacuí. Hoje, o abastecimento é feito pelo arroio. Uma adutora (tubulação que leva a água até a cidade) também deverá ser construída, assim como uma nova estação de tratamento de água. O trabalho termina com interligações nas redes de água já existentes. No total, a obra, localizada no trecho do rio Jacuí que passa na entrada da cidade, deverá custar R$ 6,25 milhões.
O policial militar Jadriane Machado, 35 anos, mora com a mulher e o filho na parte alta de Agudo. Para não sofrer com a falta de abastecimento, providenciou uma caixa dágua de 500 litros que dá conta de toda a demanda da família e ainda dá uma força para os vizinhos.
- Não dá para entender como a gente ainda passa por esse problema tendo o Jacuí aqui do lado. É imprescindível ter caixa dágua. Seguido aparecem vizinhos aqui com um balde para pedir água - diz.
Tupanciretã
Serão lançadas oficialmente hoje a 53ª Expotupã e a 4ª Expocultura. Um coquetel para convidados, às 20h, no restaurante do Parque Coronel Marcial Terra, onde o evento será realizado, marcará o início da divulgação das feiras. Os eventos acontecem de 21 a 26 de maio.
Em Santa Maria
A Corsan de Santa Maria está inscrita em um programa do governo federal que prevê melhorias na zona oeste da cidade. Toda a rede de abastecimento da área está sendo revisada, e novos equipamentos serão comprados para que não falte mais água no local.
(Por Carolina Carvalho, Diário de Santa Maria, 25/04/2008)