Na continuidade dos trabalhos do Fórum das Entidades que acompanha a tramitação do Plano Diretor (PDDUA) na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quarta-feira (23/04), foram apreciadas emendas sugeridas pelas instituições participantes. Em destaque a que prevê para as áreas de regularização fundiária a implantação de escolas de educação infantil. Estas devem funcionar em conjunto com as associações comunitárias correspondentes, conforme informa a coordenadora do Fórum, vereadora Neuza Canabarro (PDT).
Outra sugestão apresentada estabelece espaços para a qualificação profissional dos moradores, em cursos como, por exemplo, cozinheiro, costureiro e padeiros. “Porto Alegre precisa qualificar a mão-de-obra para prestadores de serviço. Existe hoje uma demanda de dez mil vagas somente para costureira”, destaca Neuza. A parlamentar ainda ressalta que medidas como estas sugeridas pelas entidades visam a qualidade de vida dos habitantes da Capital. “São visões de maneira abrangentes que analisam assuntos relativos à cidade formal e informal”, analisa.
Neuza também informou que, em acordo com o presidente da Comissão Especial do PDDUA, o Fórum das Entidades terá 30 dias após a apresentação do último dos cinco sub-relatórios temáticos para analisar e propor emendas ao projeto. “Estamos organizados para receber sugestões e analisando novas emendas para sugestões, já de forma antecipada”, comenta Neuza.
(Por Leonardo Oliveira, Ascom CMPA, 24/04/2008)