Habitação foi escolhida como área prioritária para investimentos na Região Cristal no próximo ano. Em assembléia realizada nesta quarta, 23, a comunidade escolheu também Desenvolvimento Econômico, Tributação e Turismo, Assistência Social e Educação. A plenária teve 556 votantes. O prefeito em exercício, Eliseu Santos, participou da assembléia e destacou o avanço do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), para ampliar o tratamento de esgoto da Capital dos atuais 27% para 77%, e seu impacto na vida da comunidade do Cristal.
Os moradores da região comemoraram a aprovação, pela Câmara Municipal, do projeto de lei que prevê o bônus-moradia de R$ 40 mil para famílias que hoje vivem às margens do Arroio Cavalhada, atingido pelo Pisa, adquirirem nova residência. "A população é 100% bônus. A prefeitura esteve junto e apoiou a comunidade, que antes estava perdida, mas agora está amparada", disse Paulo Roni Aires Melo, do Conselho do OP na região.
Socioambiental
Ao todo, 1.680 famílias serão reassentadas. Além do bônus, os moradores poderão optar por residências em conjuntos habitacionais do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Para orientar a comunidade, na semana passada, a prefeitura inaugurou na região o escritório do Pisa, com assessoria técnica e jurídica. "O Socioambiental representará uma mudança de vida para 1.680 famílias que hoje moram em condições precárias e em locais de risco. Estamos trabalhando neste programa há três anos. Nossa determinação de dar às comunidades do Cristal uma nova perspectiva de vida sempre foi clara", lembrou a secretária municipal de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão.
Conforme o Plano de Investimentos (PI) de 2008, a Região Cristal receberá outros recursos na área da habitação para projetos como a urbanização das vilas Cristal e Alameda Cristal, além de obras de saneamento, ampliação de creche e cursos de qualificação profissional. A previsão orçamentária é de cerca de R$ 600 mil.
Conselheiros
Com 61,06% dos votos para a chapa 1, foram eleitos conselheiros titulares do Orçamento Participativo, pela Região Cristal, Rudimar Conceição Arbelo e Solange Cândida Loureiro Guhl. Como suplentes, assumirão dois integrantes da chapa 2, conforme o Regimento Interno do OP.
Hoje, a partir das 19h, ocorre a assembléia do Orçamento Participativo da Região Norte, no Ginásio da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha (Rua Xavier de Carvalho, 274).
(Prefeitura de Porto Alegre, 24/04/2008)