Centro de pesquisa da PUC/RS fornecerá tecnologia fotovoltáica para Petrobras, Eletrosul e CEEE
tecnologia solar
construções ecológicas
2008-04-24
"A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e a Petrobras estão investindo em energia solar", diz o professor Adriano Moehlecke, responsável pelo Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Fotovoltaica, no Centro Tecnológico da PUCRS. Segundo o professor, essas empresas patrocinam as pesquisas que são feitas, e há um projeto para que se tornem fornecedoras de equipamentos e know how. "Temos um projeto para no ano que vem começar a produzir energia fotovoltaica, fornecendo para a Petrobras, a CEEE e a Eletrosul. São empresas de energia elétrica que estão investindo na energia solar", informa Adriano, lembrando que até o momento o centro era só um laboratório.
A energia fotovoltaica resulta da transformação direta da luz do Sol em energia elétrica por meio de células à base de silício. Para obter potencial suficiente as células devem estar associadas entre si, constituindo um painel solar. Como os painéis solares fotovoltaicos produzem corrente contínua (como as pilhas), é necessário modificar para corrente alternada com a ajuda de um inversor. Desta forma é possível alimentar aparelhos de televisão, computadores, geladeira, ventiladores, iluminação residencial, rádios de cabeceira e secadora centrífuga de roupas, entre outras aplicações possíveis numa residência. "A tecnologia fotovoltaica está se tornando cada vez mais competitiva, tanto porque seus custos estão diminuindo, quanto porque a avaliação dos custos das outras formas de geração está se tornando mais real, levando em conta fatores que eram anteriormente ignorados, como a questão dos impactos ambientais", explica Moehlecke.
Para ele, ainda não há grande investimento no Brasil porque há muita burocracia e só agora estão despertando para as questões do meio ambiente. Ele explica que em outros países, como na Alemanha, já há um grande investimento. Desde 2006, houve crescimento mundial de 40% de produção de energia fotovoltaica. "A Alemanha é um país em que as condições climáticas não ajudam, não há muito sol e, mesmo assim, eles acreditam na energia solar. E está funcionando". No Brasil, há casos isolados, como Programa Luz Para Todos, do Governo Federal, que leva energia para residências longe da cidade.
Ainda em Abril será lançado, em Porto Alegre, o primeiro condomínio residencial do Rio Grande do Sul a utilizar energia fotovoltaica. Segundo o engenheiro Marcos Raskin, diretor da Diâmetro Construções, empresa responsável pelo projeto, o sistema vai atender a iluminação das áreas comuns do prédio, reduzindo em 42% este consumo de energia e, por conseqüência, a cota condominial de cada unidade. "Além de trazer vantagens do ponto de vista financeiro para o morador, a energia fotovoltaica é uma forma de contribuir com a preservação dos recursos naturais do planeta”, afirma ele.
Além da energia solar, o residencial contará com outras formas de preservação ambiental: medição individualizada de consumo de água, utilização de águas pluviais para irrigação, cobertura vegetável no telhado das garagens, torneiras de lavatórios com temporizador, iluminação condominial com sensores de presença e separação de lixo doméstico reciclável (com lixeiras separadas por óleo de cozinha, pilhas e baterias, papéis, vidros, plásticos, etc.).
De acordo com Raskin, "será gasto cerca de três por cento a mais do que o necessário para erguer um edifício similar sem as tecnologias que conferem a característica de sustentabilidade ambiental". Em compensação, as despesas permanentes da edificação com o consumo de água e de energia elétrica de uso condominial serão reduzidas em até 20% durante toda a vida útil do empreendimento.
Projetos em Execução pelo Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Fotovoltaica:
- Desenvolvimento de Células Solares Industriais em Substratos de Silício Multicristalino
- Desenvolvimento e Caracterização de um Forno para Processamento de Células Solares
- Implementação de Duas Unidades Geradoras de Energia Elétrica com Módulos Fotovoltaicos Eficientes
- Fabricação e Caracterização de Módulos Fotovoltaicos Concentradores Estáticos
- Planta Piloto de Produção de Módulos Fotovoltaicos com Tecnologia Nacional
- Produção de Módulos Fotovoltaicos com Tecnologia Nacional de Alta Eficiência: Implementação da Planta Pré-Industrial e Análise dos Resultados
- Redução no Custo de Módulos Fotovoltaicos
(Por Luiza Oliveira Barbosa, Ambiente JÁ, 18/04/2008)