Estiagem fez com que água mudasse de cor, devido à proliferação de algas, em Xaxim, no interior
Progresso
O fenômeno chamou a atenção dos moradores da localidade de Xaxim, interior do município. Na propriedade da Família Batisti a água de uma lagoa está verde. A mudança ocorre devido à escassez de chuvas, que estimula a formação das algas.
Sobrou até para os peixes, que não resistiram à proliferação dos vegetais e morreram. Em março deste ano a precipitação foi de 122 milímetros. No mesmo período do ano passado havia sido de 300 milímetros - o que indica uma redução de 60% em 2008.
Segundo o técnico Marciano Paludo, do escritório local da Emater/RS-Ascar, embora o volume de chuvas tenha sido maior em abril deste ano, a ocorrência do fenômeno está diretamente ligada à baixa precipitação. Em comparação com 2007, é grande a diferença em milímetros nos quatro primeiros meses do ano. "A luz faz com que ocorra a fotossíntese e as algas se proliferem em água parada", explica o técnico. É por isso, segundo ele, que as cisternas devem ser bem conservadas e tampadas.
"Se não tiver água em abundância, a alga vai renovando e isso não acontece." De acordo com Paludo, o mês que registrou o maior volume de chuvas desde o início do ano foi fevereiro. No entanto, a precipitação não foi regular. "Foram 19 dias sem chover nessa época, o que causou problemas bem graves", afirma.
(Por Danton Boattini Júnior, O Informativo do Vale, 24/04/2008)