Preocupada com a epidemia de dengue no Rio de Janeiro, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul quer realizar ações preventivas para que a doença não atinja a população do Estado, que até agora, não tem registros de dengue transmitida em seu território (autóctone).
Para tanto, hoje, às 9h, o presidente da Federação, Flávio Lammel, lança o Dia de Mobilização dos Municípios contra a Dengue no Rio Grande do Sul. O lançamento da Mobilização, marcada para o dia 20 de maio, em todos os municípios do RS, ocorrerá na abertura do 1º Seminário sobre as equipes de Saúde da Família, no auditório São José, do Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Neste dia, estarão reunidos autoridades da saúde dos governos Federal e Estadual, prefeitos, secretários e dirigentes municipais de Saúde de todo o Estado, além dos agentes comunitários (PACs) e equipes de saúde da família (PSF). O RS tem cerca de 1.200 equipes de Saúde da Família, 8.441 agentes comunitários de Saúde e 612 Equipes de Saúde Bucal, com uma cobertura de 33% do Estado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (dezembro/2007). Dos 496 municípios, 435 têm o PACs e 397 municípios o PSF.
“Queremos a adesão dos 496 municípios”, afirma Lammel. Segundo ele, a Mobilização será lançada no dia do seminário já que nesta oportunidade estarão reunidos prefeitos e todos os dirigentes que tratam de saúde nos municípios.
(Diário Popular, 24/04/2008)