Os líderes do Japão e da União Européia (UE) defenderam nesta quarta-feira (23/04) em Tóquio objetivos globais ambiciosos e vinculantes para lutar contra o aquecimento global e também pediram uma ação urgente contra a alta dos preços dos alimentos. "Japão e UE destacam a necessidade de um enfoque internacional muito ambicioso e vinculante para responder à urgência e extensão do desafio da mudança climática", afirma um comunicado conjunto, divulgado após um reunião na capital japonesa.
O encontro - com as presenças do primeiro-ministro japonês Yasuo Fukuda e dirigentes da UE, entre eles o presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso - aconteceu antes da reunião de cúpula do G8, entre 7 e 9 de julho, na ilha de Hokkaido.
O Japão espera utilizar o encontro de julho para fixar novos objetivos sobre a redução dos gases que provocam o efeito estufa até 2012, quando expira o protocolo de Kyoto. No comunicado, Fukuda, Barroso e o presidente de turno da UE, o premier esloveno Janez Jansa, se declaram "determinados a promover uma associação estratégica Japão-UE" para enfrentar os "desafios mundiais".
Também abordaram a espiral do aumento dos preços de alimentos, petróleo e matérias-primas. O texto destaca "a necessidade urgente de tratar do problema, sobretudo por seu impacto na luta dos países em desenvolvimento para sair da pobreza e cumprir os objetivos de desenvolvimento do milênio da ONU".
(Yahoo Brasil, Ambiente Brasil, 24/04/2008))